Profilaxia/Limpeza Dentária

Profilaxia é a limpeza dentária feita por um cirurgião dentista. Ela se difere da limpeza diária por ser mais completa e profunda, além de ser feita com materiais e produtos específicos, encontrados apenas nos consultórios odontológicos.

O profissional higieniza individualmente cada dente e a parte mais próxima e interna da gengiva, o que a torna mais detalhada e refinada e, por isso, tão procurada por quem quer manter a boca saudável e limpa. A remoção dos cálculos dentais, ou tártaro como são conhecidos, é a primeira etapa da profilaxia. Para tal procedimento utilizamos um aparelho chamado ultrassom ou instrumentais delicados
chamados de curetas para fazer a raspagem e remoção destes tártaros até nas regiões de mais difícil acesso.

Logo após é feita a remoção do restante de placa bacteriana e também é realizado o polimento da estrutura dentária, com escovas e pastas dentais exclusivas para o uso por especialistas.

A frequência da profilaxia pode variar de paciente para paciente. O mais comum é que seja feita de seis em seis meses. Mas em casos que se perceba um maior acúmulo de placa bacteriana e tártaro, ela poderá ser indicada uma frequência maior: de três em três meses, por exemplo. E também já casos opostos, onde a profilaxia poderá ser feita uma vez por ano apenas.
Mas não se preocupe, com uma avaliação detalhada saberemos definir o que é melhor para você.

Clareamento Dental

O clareamento dental é um dos procedimentos de saúde bucal cada vez mais procurados, afinal, quem não quer ficar com os dentes com uma aparência iluminada?

Sua técnica que utiliza agentes clareadores para clarear a cor natural dos dentes ou recuperar a cor original perdida em algum momento durante a vida em decorrência de diferentes fatores. Apesar de ser um procedimento simples, ele exige uma série de cuidados e deve ser realizada com acompanhamento profissional, para que não surjam problemas, mesmo na sua versão caseira.

Harmonização Facial

A harmonização facial é uma forma de deixar o rosto com simetria, através de procedimentos estéticos, que deixam em harmonia o sorriso e o rosto de uma forma geral.

Com a ajuda da toxina botulínica e preenchedores, a harmonização facial pode englobar vários procedimentos na boca, nos lábios, no rosto, até nos músculos faciais e linhas de expressão, tudo pensado em deixar sua face em plena harmonia, realçando ainda mais a sua beleza.

Cirurgia de Extração de Terceiros Molares

Uma pergunta muito na rotina clínica é: “Por que preciso remover meus sisos?”
Na verdade nem todos os sisos precisam ser removidos. Terceiros molares bem posicionados em uma arcada ampla, acabam tendo uma função mastigatória como qualquer outro dente e podem permanecer em boca.

O problema está quando temos sisos que se encontram inclusos, angulados, semi- erupicionados (recobertos parcialmente por gengiva) e nestes casos, mais cedo ou mais tarde, ele trará problemas. Um dos problemas mais comuns é a pericoronarite. É uma inflamação da gengiva que recobre o siso.

A mesma fica inchada e dolorida. Esse desconforto pode permanecer por algum tempo e depois cessa. Mas acaba voltando de tempos em tempos. Isso por que o problema (o siso) não foi removido. Um problema ainda maior é quando este dente, por se encontrar inclinado, acaba afetando o dente a frente (segundo molar) com reabsorção de raíz ou cárie. Um terceiro ponto seria a formação de cistos em sisos que se encontram inclusos, podendo gerar uma perda óssea acentuada na área, fragilizando a mandíbula.

O cirurgião, através de exames de imagem irá definir o tratamento a ser executado.

Endodontia (Tratamento de Canal)

A palavra “endo” quer dizer dentro/interno. Já a palavra “dontia” significa dente. Isso ajuda a entender de forma bem simples e rápida o que faz especialidade faz. A endodontia trata a estrutura interna do dente, chamada de polpa dentária, ou o nervo do dente.

Além de tratar lesões cariosas profundas, a endodontia é focada também em corrigir fraturas e traumas dentários, visando

sempre a manutenção do dente. De nada adianta ter dentes alinhados e aparentemente saudáveis, se sua estrutura não anda da mesma forma. Sendo assim, sem o devido cuidado nessa região, seu sorriso não consegue transmitir saúde e beleza.

Periodontia (Tratamento da Gengiva)

A Periodontia é a especialidade odontológica que trata as doenças e deformidades da gengiva e do osso que suportam os dentes.
O diagnóstico precoce de inflamação na gengiva (gengivite) é imprescindível para que esta não evolua para a periodontite, doença periodontal que causa perda óssea ao redor do dente.

Se não tratada, através de limpeza e raspagem profissional, a doença periodontal pode progredir para a perda do dente. Pacientes diabéticos e tabagistas possuem um risco maior de desenvolver a doença periodontal, necessitando, assim, de um acompanhamento meticuloso por um especialista.

Odontopediatria

A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças, desde o nascimento até a adolescência.
É uma especialidade de grande importância pois sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças.

O odontopediatra é o responsável pelo atendimento não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães deveriam se consultar com esse especialista ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.